Paulo Lima, Renato Francisco e Gabriele O. Donati
Na última sexta feira, dia 18 de fevereiro, às 15 horas, realizou-se mais uma reunião com os organizadores do 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação, no campus da PUC-Rio na Gávea.
Na reunião, foram discutidos várias possibilidades relacionadas às oficinas que serão oferecidas no evento, como as sugestões de outras atividades interessantes para o público da comunicação e a organização dessas, para que todos participem com satisfação.
A reunião foi muito enriquecedora, fornecendo novas ideias para o Muticom Rio 2011 e fazendo a equipe refletir bastante sobre o conteúdo que será anexado e fará parte da proposta de programação em curso, aguardando apenas a confirmaçao de alguns nomes para a grande divulgação nos meios de comunicação. O professor Miguel Pereira relatou sobre sua visita e do Padre Omar às TVs Católicas (Rede Vida, Canção Nova, Aparecida e Século 21), realizada no início da semana, em busca de apoio para o 7° Mutirão. O professor Miguel Pereira acrescentou que todos os representantes desses veículos receberam com grande receptividade o Muticom Rio 2011, demonstrando grande interesse em ajudar.
Ficou decidido de serem disponibilizadas, o quanto antes, as informações sobre os locais de hospedagem no site e no blog. O secretário executivo, Paulo Lima, transmitiu a orientação do Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Enviada por mensagem de texto, ele ressaltou o possível aumento de preço das passagens aéreas ou rodoviárias devido a outro evento concomitante na cidade e o nosso dever de alertar os futuros participantes e sugeri-los a efetuarem uma compra antecipada dos bilhetes.
Em seguida, Marcello Bigatello apresentou o roteiro definitivo das visitas guiadas locais de comunicação do Rio de Janeiro, que agora também possuem status de oficina. Elas serão monitoradas por um agente formador designado pela equipe da PUC-Rio. A professora Sandra Korman falou sobre o COMGÁS, encontro para estudantes universitários de comunicação, explicando que os interessados poderão expor seus trabalhos acadêmicos. - Esta atividade pretende ser um diferencial na história dos Mutirões – afirmou Sandra.
Ela concluiu apresentando o jovem Alexandre Lins, que trabalha no colégio Marista São José, Tijuca-RJ, que deseja fazer uma interface com as escolas católicas, incluindo-as no processo de construção do 7° Mutirão Brasileiro de Comunicação. Além disso, professor Sérgio Bonato, professor Miguel Gomes e Ana Costa, representante da Base Rio, abordaram sobre a infraestrutura da universidade, como na montagem dos stands para a realização da feira temática prevista para acontecer no 7° Mutirão.
Nesse encontro, Padre Jefferson pediu para participar virtualmente, através de uma video-conferência pelo Skype, devido a compromissos. Interagindo com os presentes, ele informou que Maria José, integrante da Pastoral da Família e do Vicariato Jacarepaguá, somará esforços com Gustavo Ribeiro para a realização da hospedagem solidária.
A reunião foi encerrada com a oração e a benção do Padre Marcio Queiroz, coordenador da PASCOM da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Fotos : Renato Francisco