O novo site oficial do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (http://www.muticom.com/) foi lançado, com muita expectativa, quarta-feira, 30, à tarde na PUC-Rio. Compondo a mesa, estavam o Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-Chanceler da PUC-Rio, Dom Orani João Tempesta, OCist., o reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Siqueira, S.J., e o coordenador da PASCOM da Arquidiocese do Rio, Padre Marcio Queiroz.
A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo novo site, pela WebTV REDENTOR, veículo oficial da Arquidiocese do Rio, que cedeu suas imagens para o blog, e pelo Portal PUC-Rio Digital e iniciou-se com as palavras de Dom Orani. Ele, que acompanhou a transmissão online pelo seu celular, demonstrou muita alegria pelo lançamento e ressaltou o valor desse novo meio de comunicação do evento.
- O 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação quer ser uma construção comum para ajudar, seja com teorias, discussões, reflexões, seja com oficinas das mais variadas desde as um pouco mais técnicas, como as de televisão, rádio e jornal, às discussões de Liturgia ou ainda ao teatro, tanto as pessoas na Pastoral de Comunicação, que fazem comunicação nas suas dioceses, nas suas paróquias e nos Regionais da CNBB, como os que se interessam por essa área e querem participar. Nós temos essa alegria de inaugurar esse novo site do Mutirão, que deve ser o instrumento tanto de animação como de comunicação, notícias onde as pessoas que vão participar poderão ter as informações de hospedagem, localização e fazer as inscrições para o Mutirão, a fim de que todos fiquem motivados para uma comunicação sadia, responsável e ética, que promova a paz e a justiça – destacou.
Logo após, a palavra passou para o Padre Josafá. Ele falou sobre a importância do Muticom Rio 2011 e fez um paralelo com a Campanha da Fraternidade (CF) 2011.
- No momento em que o mundo está se comunicando muito em redes e em que a comunicação global se faz muito presente na local e vice-versa, nada mais salutar do que poder realmente acolher na nossa universidade, que sempre esteve aberta aos grandes debates e aos grandes desafios, o 7º Mutirão. É uma época importante porque estamos celebrando a CF, com o tema “Fraternidade e Vida”. E “Comunicação e Vida” é um tema extremamente pertinente para esse momento, pois devemos saber comunicar a vida com a linguagem e as metodologias mais apropriadas nesse mundo aberto à comunicação no fórum local e no fórum internacional – afirmou.
Padre Márcio, por sua vez, lembrou do processo de construção do evento. Para ele, tudo deve ser feito para anunciar Cristo.
- O Muticom Rio já começou. A cada momento que nos reunimos, discutimos e passamos por esse processo de elaboração, ele já é uma realidade concreta na nossa vida de Igreja em todos os campos onde vamos alcançar. Estamos ampliando essa construção dando oportunidade a que outras pessoas de outros lugares possam aderir e dar a sua parcela de contribuição para que possamos realizá-lo cada vez mais com uma qualidade maior e com aquilo que é a proposta do Mutirão. Que nós possamos continuar juntos construindo esse novo, que é a Igreja, esse novo, que é o comunicar, não uma comunicação vazia, mas uma comunicação recheada de Cristo. Afinal de contas, ele é o tudo daquilo que a gente tem trabalhado - frizou.
O responsável pelo grupo acadêmico, Miguel Pereira, disse que é preciso que as pessoas passem a viver com mais profundidade e mais intensidade, assimilando a mensagem do 7º Mutirão e essa discussão sobre o mundo da comunicação. Ele também evidenciou que o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, na pessoa de Dom Cláudio Maria Celli, estará presente no evento.
Em seguida, foi feita a apresentação de cada parte do novo site pelas professoras Alessandra Cruz e Carla Rodrigues. Segunda elas, esse novo site é um importante ponto de partida para o Muticom Rio e tem seções onde as pessoas podem mostrar seus trabalhos e aprender com as dicas dadas pelo veículo. Para isso, é bastante importante o cadastramento.
- Nossa intenção é que ele funcione como um mutirão virtual e promova a reflexão, o debate e a troca de experiências entre esses agentes. Um ponto interessante é a seção “Você Comunica” em que pessoas de todo o Brasil podem mandar textos, fotos e vídeos sobre a atuação da PASCOM em suas comunidades para serem mostrados aqui. Lembrando que, para mandar esse material, a pessoa tem que se cadastrar – disse Alessandra Cruz.
No final, todos os presente foram convidados para um brinde.
Fotos: Renato Francisco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário