muticom

Pesquisar

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Papa Bento XVI deixa mensagem para o 45º Dia Mundial das Comunicações Sociais

Renato Francisco       


        Foi divulgada no site oficial do Vaticano, com o título Verdade, anúncio e autenticidade de vida, na era digital, a mensagem do Papa Bento XVI para o 45º Dia das Comunicações Sociais. O Sumo Pontífice refletiu sobre o modo de utilização dos novos meios de comunicação, em especial das Redes Sociais, e ressaltou o papel dos jovens no Mundo Digital.
        No documento, ele observou a grande transformação cultural obtida com as novas tecnologias e destacou que, como qualquer nova invenção humana, devem ser usadas de maneira consciente.
        - Como qualquer outro fruto do engenho humano, as novas tecnologias da comunicação pedem para ser postas ao serviço do bem integral da pessoa e da humanidade inteira. Usadas sabiamente, podem contribuir para satisfazer o desejo de sentido, verdade e unidade que permanece a aspiração mais profunda do ser humano – disse.
        Ele também lembrou que todos devem tomar cuidado com alguns limites da comunicação digital, como “a parcialidade da interação e o risco de cair numa espécie de construção da auto-imagem que pode favorecer o narcisismo”.  Neste ponto, ressaltou que os jovens, que estão criando sua auto-identidade, buscam novas amizades, mas devem prestar atenção à sua exposição.
        - A presença nesses espaços virtuais pode ser o sinal de uma busca autêntica de encontro pessoal com o outro, se se estiver atento para evitar os seus perigos, como refugiar-se numa espécie de mundo paralelo ou expor-se excessivamente ao mundo virtual. Na busca de partilhas, de “amizades”, confrontamo-nos com o desafio de ser autênticos, fiéis a si mesmos, sem ceder à ilusão de construir artificialmente o próprio “perfil” público – pontuou.
        O Papa Bento XVI terminou sua mensagem afirmando que a web está contribuindo para desenvolver-se formas novas e mais complexas de consciência intelectual e espiritual e que aqueles que creem em Cristo "encorajam todos a manterem vivas as eternas questões do homem, que testemunham o seu desejo de transcendência e o anseio por formas de vida autêntica, digna de ser vivida".
        - Precisamente esta tensão espiritual própria do ser humano é que está por detrás da nossa sede de verdade e comunhão e nos estimula a comunicar com integridade e honestidade. Em última análise, a Verdade, que é Cristo, constitui a resposta plena e autêntica àquele desejo humano de relação, comunhão e sentido que sobressai inclusivamente na participação maciça nas várias Redes Sociais.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Muticom Rio 2011 na reunião da PASCOM Rio

 Renato Francisco

Na última quinta-feira, 27, foi realizada a reunião da PASCOM Rio no Edifício João Paulo II, na Glória. Ela contou com a presença de membros da PASCOM de todos os Vicariatos e do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom Rio 2011). Nela, Padre Márcio Queiróz, assessor arquidiocesano da PASCOM, expôs uma lista de atividades para o ano.
Entre os planos a serem cumpridos, foram enfatizados a união dos membros da PASCOM e a ajuda mútua, que são a missão da Pastoral. Após a oração inicial e o acolhimento a todos os presentes, Padre Márcio ressaltou que ela deverá ser sempre o canal da comunhão, buscando o consenso e a conciliação e contribuindo para a comunhão da ação pastoral.
- A PASCOM deve ser o meio para alinhavar os pontos entre todas as pastorais - disse.
Ele também lembrou que são necessárias a acentuação e a priorização do aspecto Pastoral da comunicação. Para ele, a Boa Nova deverá ser sempre o grande anúncio: anunciar Cristo, o Anunciador do Pai.
 
Logo após, Paulo Lima, secretário executivo do Muticom Rio 2011, falou sobre a preparação do Muticom. Ele destacou que é valiosa a colaboração da PASCOM no Mutirão.
- É importante a participação da Comissão da Pascom na organização do evento - falou.
Ele contou que foi elaborado, por ele e por Renato Francisco, aluno de Jornalismo da PUC-Rio, um blog do Muticom Rio 2011, que será mais uma fonte de consulta para os participantes do evento.
No final da reunião, foi feita a oração da Ave Maria e o padre Márcio deu a benção e agradeceu o trabalho de todos na Trezena de São Sebastião e o empenho e a disponibilidade de cada pessoa.

Fotos: Renato Francisco e Guilherme Silva.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil

Da Redação*

O Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Arquidiocese do Rio de Janeiro, realizarão entre os dias 12 e 16 de julho o primeiro Seminário de Comunicação para os Bispos do Brasil, que acontecerá no Centro de estudos do Sumaré, no Rio de Janeiro.

O seminário tem como objetivo oferecer um espaço de reflexão e debate sobre o fenômeno da comunicação, a evolução de seus fundamentos e a natureza de suas práticas. Também apresentar os desafios que esse fenômeno traz para a Pastoral da Comunicação, em particular, e ainda, para a Igreja em geral.

Esse seminário configura-se, como uma ação destinada a repor no cotidiano do trabalho pastoral e em outros setores da Igreja a discussão inadiável sobre a centralidade da comunicação para a dinâmica contemporânea, tomando o trabalho social da Igreja Católica como parâmetro importante para a reflexão.

Na carta/convite enviada pelo Presidente da Comissão Episcopal Pastoral, para a Cultura, Educação e Comunicação Social e Arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, para os bispos do Brasil, ele destacou as novas mídias como ferramenta fundamental para o anúncio da Palavra de Deus. É, também, estratégia importante para que a Igreja continue na sua missão de evangelizar.

- Atrás de nossas mídias estão milhares de pessoas que estão empenhadas, até mesmo com suas próprias vidas, para que a Palavra de Deus seja anunciada e Cristo seja ainda mais conhecido por todos. Tenho certeza de que a missão dos nossos comunicadores fez com que a imagem pública da Igreja diante da sociedade fosse ainda mais trabalhada com a verdade para ser ainda melhor conhecida diante de tantas situações midiáticas hodiernas, disse Dom Orani na Carta aos Bispos sobre o Seminário de Comunicação.

Grandes nomes de projeção internacional da área da comunicação farão parte deste seminário como: Dom Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que fará a abertura do seminário, juntamente com Dom Orani João Tempesta.

Os temas foram cuidadosamente selecionados e estudados e serão aplicados numa metodologia que favoreça a absorção de cada conteúdo. O seminário contará também com a participação das principais emissoras de TV e Rádios Católicas.

*Colaboração: Arnaldo Rodrigues, Seminarista.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Boas-Vindas


O Rio recebe o Muticom
É com muita alegria que receberemos, de 17 a 22 de julho de 2011, o 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação. As experiências desses eventos em nosso país demonstraram a importância dos mesmos, tanto para a missão evangelizadora da Igreja como para ajudar as pessoas no aprofundamento sobre comunicação enquanto processo, e também na utilização dos meios.
Os mutirões nasceram dentro do Setor Comunicação da CNBB, que continua a levar adiante, em parceria com as Dioceses, essa oportunidade de encontro e construção comum de um evento que quer animar a comunicação em nosso país.
Com o tema da Diversidade e Vida (unidos à Campanha da Fraternidade de 2011) e recordando a diversidade e mobilidades tão próprias da comunicação, hoje, será uma ótima oportunidade para respondermos aos desafios hodiernos através das conferências, seminários, grupos de estudos, oficinas, atividades culturais.
Para quem acompanhou como eu todos os mutirões até hoje realizados, desejo de coração que esta oportunidade que se abre, além de acolher os que virão dos outros estados, seja uma oportunidade de animação e consolidação do trabalho de comunicação em nosso Regional Leste 1, que acolhe conosco esse evento.
A diversidade da cidade do Rio de Janeiro, com tudo o que ela oferece, será o emolduramento desse importante evento da Igreja no Brasil, para o qual convidamos e acolhemos a todos com muito carinho e abertura, como marcam os braços abertos do Cristo Redentor do alto do Corcovado.
Programem-se para esse grande momento, e sejam bem-vindos!
Dom Orani João Tempesta. O. Cist.
Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro

domingo, 23 de janeiro de 2011

Secretaria Executiva

Desde o mês de maio de 2010, a secretaria executiva funciona na Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, no Edifício João Paulo II, Rua Benjamim Constant, Nº23, 3ºAndar/Vicom, Glória-RJ. Devido a proximidade com o evento, a equipe acadêmica está montando, uma nova base para a mesma, nas dependências da PUC-Rio na Gávea. O objetivo é dinamizar o processo de construção e preparação para receber os futuros inscritos da melhor maneira possível. O secretário executivo do 7ºMutirão Brasileiro de Comunicação, Paulo Lima, continuará atendendo de segunda a sexta de 9h às 18h e os contatos telefônicos e e-mails serão mantidos.